O Ano do Vidro - Daniela Malfatti

O Ano do Vidro

daniela malfatti

2022 é o ano internacional do vidro, designado pela ONU pela sua importância na história da humanidade.

O vidro está tanto no nosso cotidiano que ficou invisível. Transformou e transforma a nossa vida.

À medida que os materiais criam um mundo melhor, o vidro inaugura estilos de vida futuros.  Como material funcional básico com uma longa história de uso, o vidro conecta o macro-universo com as microestruturas dos materiais, promovendo assim os avanços da ciência e da tecnologia e o progresso da civilização humana.  Com o início da era da economia mundial de baixo carbono, o vidro desempenhará um papel maior na energia limpa, na transformação industrial e na sustentabilidade.

Nem sempre foi compreendido, por muito tempo as pessoas acreditavam que as propriedades eram resultado de magia. Hoje, nossa profunda compreensão da ciência do vidro não apenas explica os fenômenos, mas também permite que pesquisadores achem soluções eficientes usando este material.

Na medicina ele está sendo revolucionário. Aplicações de vidro solúvel em água estão curando feridas de tecidos moles que não cicatrizavam. Na ortopedia estão sendo usados vidro bioativo para melhorar os produtos de enxerto ósseos. Outra área em que o vidro é um campeão oculto é a endoscopia e cirurgias minimamente invasivas, são amplamente aplicadas, mas raramente reconhecido o papel do vidro. 

Na arquitetura o vidro vai muito além do que estar em portas, janelas, cubas de vidro ou peças decorativas, o mercado oferece vários tipos de vidros com tecnologias e benefícios distintos.

Nas comunicações as fibras óticas formadas por fibras muito finas de vidro conectam os continentes.

E na arte, ahhhh, agora chegou no meu chão. São algumas técnicas usadas desde a descoberta, ninguém sabe precisar quanto tempo, mas foram encontrados artefatos, vasos e joias em vidro de 4.000 anos. Ornamentaram igrejas, decoraram palácios . 

Hoje em dia estas mesmas técnicas são empregadas. Artistas contemporâneos como Dale Chihuly, que ontem fez 81 anos, é festejado. É inegável sua genialidade.

Lino Tagliapietra, com seus vasos coloridos e inconfundíveis.

E tantos outros... e o melhor, tantas outras mulheres vidreiras. Um ofício que até pouco tempo era majoritariamente masculino.

O mundo todo comemorando o vidro. Exposições artísticas em vários países, feiras de design pelo mundo todo, como a de Milão deste ano em que o vidro foi protagonista. 

É um material que precisa muito ser reconhecido e festejado.

Pegue sua taça de cristal e venha brindar comigo! 

Tim Tim

Voltar para o blog

4 comentários

Há mais de 35 anos decoro igrejas, cemitérios e motéis; as residências de bom padrão têm portas ou móveis de vidro ou espelho jateados nos mais diversos estilos.As texturas vão do sombreado ao baixo relevo…

Enólia Maria M. Pereira

Matéria transforma a luz. Perfeito!

Enio Vivian

Vidro é vida. O único material do mundo que não contamina, não altera o gosto dos alimentos e embeleza ambientes internos e externos como nenhum outro material. Eu sou vidrada no vidro.

Flavia Silva

O vidro é transparência, luz e bem estar. Reflete bom gosto.

Radamés Pereira

Deixe um comentário